26 de outubro | 2022
O encerramento do terceiro trimestre de 2022 destacou o aumento no número de novos condomínios logísticos e industriais. De acordo a Buildings, no terceiro trimestre foram registrados 710 condomínios de galpões, um aumento de 2% em novos empreendimentos.
O acréscimo no estoque total representou 12,9% em todo Brasil, saltando para 30.365.517,37m² em números absolutos. O aumento no estoque registrado no terceiro trimestre foi maior que a demanda anotada, o que proporcionou uma ampliação na taxa de vacância de 0,04% comparado ao segundo trimestre de 2022. Os investimentos em novos empreendimentos também caíram, as atividades construtivas diminuíram em 12,5%.
Leia Também
O comércio eletrônico, que foi um dos principais responsáveis pelo aumento na demanda de armazenamento e logística, de acordo com o relatório de outubro de 2022 da Conversion, que analisa o tráfego dos 1.000 maiores sites do Brasil com total de 18 categorias, anotou uma retração nos meses de agosto e setembro em quase 6% no número de acessos.
No geral, segundo a Conversion, a maioria dos segmentos sentiram o resultado negativo, mesmo aqueles que mantiveram estabilidade ao longo do ano.
De acordo com o relatório consolidado elaborado pela Retha, de julho a setembro, os galpões mais procurados foram com metragens de 1.000m². A região da capital paulista foi a mais desejada pelos clientes com 66,6% das buscas. O terceiro trimestre encerrou em evidência com empresas do segmento de armazenamento como as que mais buscaram galpões e condomínios logísticos neste período.
Ao analisar o consolidado dos últimos 12 meses, os atendimentos registrados na Retha tiveram saldo positivo de 31,4%. Os destaques foram para 3T2021, 1T2022 e 2T2022 que juntos registraram aumentos de 114% comparado trimestres anteriores.
Em geral, de acordo com a Buildings, os dados do mercado brasileiro consolidado último ano aponta o crescimento de 6,76% no número de novos condomínios logísticos e industriais, além de um aumento de 12,9% no estoque total. Ao analisar o período, o preço médio brasileiro aumentou em 15,5%, chegando a R$21,01m².
Mesmo com aumento no estoque total e no preço médio, a taxa de vacância nos últimos 12 meses caiu em 1,2%, reforçando o crescimento do mercado de galpões logísticos e industriais, apesar da desaceleração global sentida nos últimos meses, ocasionada principalmente, por aumento na inflação europeia e norte-americana, além dos conflitos territoriais no leste europeu.
Para acompanhar notícias e informações relacionadas ao mercado de galpões e condomínios logísticos acompanhe as redes sociais @rethaimoveis ou acesse o site www.retha.com.br