14 de setembro | 2022
O crescimento no e-commerce brasileiro acelerou o desenvolvimento logístico e de armazenagem no país. De acordo com o relatório NEOTrust, que analisa índices e indicadores de mais de 5 mil lojas de comércio eletrônico, o segundo trimestre de 2022 foi responsável por movimentar R$38,4 bilhões em faturamento e 89,6 milhões de pedidos registrados.
O volume de pedido anotado foi 4,3% maior que o registrado no mesmo período de 2021. A região norte foi a que mais registrou crescimento comparado ao segundo trimestre de 2021, seguido centro-oeste (11,5%), nordeste (9,1%), sul (4,6%) e sudeste (1,7%).
Mesmo com menor crescimento registrado no período, a região sudeste foi responsável pela maior quantidade pedidos realizados 54,8 milhões, seguido da região nordeste 14,3 milhões e sul com 12,6 milhões. As regiões centro-oeste e norte registraram 5,6 e 2,1 milhões respectivamente.
Com o aumento no volume dos pedidos, o armazenamento mais próximo dos clientes, torna-se necessário para reduzir custo de transporte e melhorar a experiência do cliente com entregas mais ágeis.
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A região sudeste, que recebeu maior número de pedidos, é responsável por 68,6% de toda infraestrutura de armazenamento logístico e industrial do Brasil, de acordo com a plataforma CRETool, da Buildings. O nordeste brasileiro, que registrou o segundo maior volume de pedidos, é responsável por 12% da infraestrutura existente de condomínios logísticos e industriais.
A região sul, anotou terceiro maior volume de pedidos e dispõe de 15,8% de toda infraestrutura nacional de galpões em condomínios logísticos e industriais, segundo a plataforma da Buildings.
Ainda no sul do Brasil, o estado de Santa Catarina tem ganhado destaque no mercado imobiliário industrial e logístico. Atrelado a infraestrutura de galpões e condomínios, o estado, dispõe de cinco complexos portuários, que de janeiro a maio, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), movimentaram 977,2 mil toneladas, representando 20,5% de toda movimentação brasileira.
A infraestrutura portuária catarinense, favorece o serviço de cabotagem que é o transporte marítimo entre Portos brasileiros, uma alternativa competitiva, para transporte de cargas interestadual, principalmente entre distâncias maiores de 1.200km entre origem e destino a pontos localizados a 300 quilômetros do Porto.
De acordo com relatório da FIESC, em maio, as principais mercadorias transportadas em containers nos portos catarinenses foram: madeira, carvão vegetal e obras de madeira (1.501.504/ton), Carnes e miudezas, comestíveis (1.134.017/ton), plásticos e suas obras (793.198/ton), produtos químicos orgânicos (583.874/ton), entre outros.
O crescimento do comércio interno, atrelado a exportação, faz com que, Santa Catarina seja destaque no cenário nacional de armazenamento, logística e transporte, proporcionando melhor eficiência logística e menor custo para circulação de matéria prima, componentes e produtos acabado.
Dados do Boletim Comércio Exterior, publicado pelo Observatório FIESC, em 19 de agosto, apontaram que o estado catarinense, exportou de janeiro a julho, US$ 7,0 bilhões, o equivalente a 3,6% do total exportado pelo país no ano. O montante de importação foi de US$ 15,9 bilhões, representando 10,3% das compras brasileiras internacional.
Com toda influência econômica favorável, o mercado de galpões e condomínios logístico tem registrado maior investimento no estado. Empreendimento modernos de alto padrão, ganharam destaque no mercado imobiliário. A região sul, de acordo com a plataforma CRETool, tem 1.941.214,61m² de área de projeto, além de 295.715,18m² de atividade construtiva.
Um dos destaques da atividade construtiva é o DVR BP Araquari, um condomínio de alto padrão em fase final de construção, com 12 unidades de galpões que podem ser utilizados individualmente ou combinado. O empreendimento possui 50.418,78m² divididos em dois blocos, onde, encontra-se disponível apenas o bloco A, representando 50% do empreendimento.
O condomínio industrial e logístico DVR BP Araquari, está localizado às margens da BR101, rodovia Governador Mário Covas, a 20km do município de Joinville, 30km de São Francisco do Sul, 65km de Itajaí e 93km de Itapoá, perfeito para operações de armazenamento e distribuição logística.
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