2 de maio | 2022

Mês de abril mantem alta procura por galpões e condomínios logísticos e região metropolitana de SP ganha destaque no 1T2022

Depois de um início de ano cauteloso, o mercado de galpões e condomínios logísticos, demonstrou recuperação e força ao iniciar o segundo trimestre de 2022 em tendência de alta no mês de abril. De acordo com relatório mensal elaborado pela Retha, o aumento na procura por galpões aumentou em 6,81% comparado ao mês de março.

As instabilidades econômicas no mercado externo, além dos cenários de conflito, entre Rússia e Ucrânia, culminaram em um sinal de alerta nos investidores, que viviam nos dois últimos anos um cenário favorável, impulsionados, principalmente pelos segmentos de armazenamento e logística, decorrentes do aumento no comércio eletrônico brasileiro.

Leia também:

No primeiro trimestre de 2022, de acordo com a plataforma CRETool, da Buildings, a taxa de vacância na capital aumentou em 0,73% e o preço médio caiu – 2,24%.

Depois de uma variação média 69% no primeiro trimestre de 2022, a percepção positiva do mercado esboçou recuperação.  Segundo o relatório da Retha, em abril 21% dos clientes que buscaram por galpões e condomínios logísticos pertenciam ao segmento de logística. O segmento de indústria foi responsável por 19% das buscas.  As empresas do segmento de armazenagem registraram 6% da procura por imóveis.

Com o mercado de logística liderando as procuras por galpões e condomínios logísticos e industriais, imóveis localizados em regiões com grandes centros consumidores e próximos de importantes vias de acesso permanecem como favoritos nas procuras. Os dados do relatório apontam a região de São Paulo como a mais procurada em abril com 34% das buscas. A região metropolitana também aparece como destaque.  A cidade de Cotia registrou 10% das buscas e Barueri registrou 6,38%.

O destaque da região metropolita é perceptível também nos dados do primeiro trimestre de 2022 da plataforma CRETool. A região de Cotia, registrou uma diminuição na taxa de vacância de 2,35% e aumento no preço médio de 2,98%. A região de Barueri também registrou queda na taxa de vacância em 0,21% e aumento de 3,75% no preço médio.

Diferente dos últimos meses, galpões com área maiores ganhou destaque no mês abril. Os imóveis com 5.000m² foram os mais procurados, representando 12,76% das buscas. Quando analisado em blocos, as áreas nas faixas de até 1.000m² também houve 12,76% do interesse, já imóveis de 5.001 a 10.000m² representaram 17% das buscas.

Os investimentos em galpões e condomínios logísticos permanecem em alta, comparado ao quarto trimestre de 2021, os três primeiros meses de 2022 registrou um aumento de 1,79% na quantidade de imóveis em todo o Brasil. A Atividade construtiva registrada é de3.997.214,26m² e as áreas de projeto de 22.921.746,44m².

Para acompanhar notícias e informações relacionadas ao mercado de galpões e condomínios logísticos acompanhe as redes sociais @rethaimoveis ou acesse o site www.retha.com.br.