23 de novembro | 2021
A busca por boas práticas ambientais, sociais e governamentais têm ganhado cada vez mais evidência no mercado. O termo ESG – Environmental Social Governance entrou em destaque nos últimos anos e ganhou ainda mais popularidade durante a pandemia COVID19. Com a maior parte da economia estagnada, a percepção sobre empresas com conceitos e ações sustentáveis tornaram-se diferenciais para os negócios.
No Brasil, nos último 5 anos, o número de pesquisa do termo ESG, de acordo com a ferramenta Google Trends, aumentou em 650%. Já em todo mundo o aumento, nos últimos cinco anos, foi 500% no termo de pesquisa, de acordo com a plataforma.
Leia Também:
Energia solar em galpões e condomínios logísticos e industriais pode ser alternativa para apagões
A importância de verificar o zoneamento antes da instalação de sua empresa
Administração de galpão e condomínio logístico e industrial: você está fazendo isso do modo correto?
A integração de práticas sustentáveis à estratégia empresarial, tem atraído investidores focados em impactos positivos no meio ambiente, sociedade e na corporação. Na bolsa de valores brasileira, B3, existe o índice, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, dedicado a empresas que por meio de relatórios de transparência demonstram atingir objetivos de desempenhos (KPIs) e metas de sustentabilidade (SPT). Em setembro 2021, a composição da carteira era formada por 39 empresas e 47 ações, entre preferenciais, ordinárias e units.
Desde sua concepção, a Retha, empresa brasileira que atua no mercado de condomínios e galpões logísticos e industriais desenvolve e aplica ações que priorizam as boas práticas ambientais, sociais e governamentais, além de, conceitos que contribuem para sustentabilidade empresarial em todas os campos de atuação.
A transparência com investidores e clientes é essencial para iniciar as práticas saudáveis de governança, uma administração profissional contribui para execução de tarefas por meio de processos definidos com eficiência e eficácia, além de estar em compliance, garantindo que a empresa esteja de acordo com as leis, normas e regulamentos aplicados aos processos de funcionamento.
Outro indicativo importante na transformação do empreendimento em sustentável é a adoção de ações que minimizem os impactos negativos nas sociedades, sejam no respeito com funcionários e a contribuição com crescimento da sociedade, por meio da valorização profissional e da comunidade onde estão inseridos com ações que estimulam o desenvolvimento de melhorias do bem-estar e igualdade da sociedade.
O respeito ao meio ambiente também faz parte deste processo. Desenvolver ações capazes de mitigar o impacto ambiental é primordial para equilibrar os atos entre social, ambiental e econômico e, tornar o condomínio sustentável. Isso acontece desde o projeto e desenvolvimento, por meio da escolha dos materiais e seus fornecedores até a utilização dos recursos para a operacionalização durante o gerenciamento de obras.
Ações que mitigam o impacto como: Estação de Tratamento de Efluentes, Sistemas de Reuso de Água, Reflorestamento, Energia Renovável e Coleta Seletiva, desenvolvidas e aplicadas pela Retha nos principais ativos administrados ou gerenciados serão temas para os próximos artigos.
Para conhecer algumas ações desenvolvidas pela Retha para minimizar o impacto ambiental o impacto ambiental acompanhe nossas redes sociais @rethaimoveis ou acesse www.retha.com.br