Gerenciamento de obra sustentável

Gerenciamento de Obra

Dos empreendimentos administrados pela Retha, o grande destaque em sustentabilidade, pertence ao condomínio logístico e industrial Icon Realty Cajamar, onde o gerenciamento de obras foi realizado pela Retha.

O sistema de abastecimento potável do condomínio é composto por captação subterrâneo com capacidade de 6.000 litros por hora, onde, é realizado análises anualmente da qualidade, que identificam a necessidade ou não de um tratamento. Neste empreendimento, o sistema de água potável é utilizado, somente, para fins, que necessitam deste tipo de água.

Todo sistema de limpeza, irrigação, descargas e torneiras, são abastecidos por água de reuso. As tubulações do empreendimento, inclusive, as cores, seguem as normas determinadas pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas), por meio da NBR 6493. A capacidade do reservatório de reuso é de 1.000.000,00 litros de água, que garante o abastecimento, mesmo em épocas de estiagem. Por tratar-se de um empreendimento sustentável, os dimensionamentos são realizados em média 40% acima do preconizado.

Já a construção foi feita com placas pré-moldadas, que garantem vida útil e segurança do empreendimento, além do conforto para os ocupantes. O sistema de ventilação e iluminação natural, fazem com que o clima seja sempre agradável, evitando o uso de climatizadores artificiais e luzes acesas durante o dia, economizando energia elétrica.

A sustentabilidade e o cuidado com a natureza estão presentes desde a concepção deste projeto. Na compactação do solo, utilizamos o método Hilf, que garante 98% das propriedades naturais do solo. Além disso, nesta obra, materiais impactantes como o alumínio, foi substituído por elementos como ferro fundido, aço inoxidável a fogo e concreto.

Todas essas ações, são pensadas para que, o compromisso da Retha com meio ambiente seja garantia de sucesso permanente ao inquilino, ao investidor e a sociedade.

Cliente: Icon Realty Cajamar

Localização: São Paulo

Ano: 2021