30 de agosto | 2024
O primeiro semestre de 2024, terminou em alta para o mercado de galpões e condomínios logísticos. Durante os seis primeiros meses do ano, foram entregues mais de 1.8 milhão de m² em novas áreas, fazendo com que o estoque total brasileiro atingisse pouco mais de 28.6 milhões de m².
Neste cenário positivo para o mercado de galpões, a absorção líquida (área alugada – área devolvida) saiu de 485 mil m² no primeiro trimestre para 798 mil m² no segundo trimestre do ano. Deste modo, a taxa de vacância, que estava em 10% no primeiro trimestre, fechou o segundo trimestre com 9,37%, uma redução de 0.66 pp, confirmando o bom primeiro semestre para o setor.
Com atividade exclusiva, desde 1996, no mercado imobiliário de galpões, a Retha, é uma empresa pioneira neste segmento especializada em administração de condomínio, gerenciamento de obras, gestão de aluguéis, manutenção de propriedades locadas, desenvolvimento de projetos, além de consultoria em investimentos imobiliários.
Formada por equipes qualificadas nas áreas de direito, finanças, engenharia, arquitetura, além de profissionais capacitados em operações de facilities, a Retha é responsável por administrar grandes fortunas em patrimônio.
Com mais de 28 anos de experiência, oferecemos soluções completas, criativas e sustentáveis na gestão de ativos e administração de condomínios. Nosso portfólio inclui 30 imóveis, abrangendo tanto condomínios administrados quanto a gestão de ativos monousuários, totalizando mais de 1,5 milhão de m² em Área Bruta Locável (ABL) em todo o Brasil.
Dos condomínios administrados pela Retha, 92,6%, pertencem a categoria familiar, cujo os proprietários são empresas familiares – holding patrimonial ou administradora de bens próprios e, 7,4% a Fundos de Investimentos Imobiliários (FII).
De acordo com o setor de inteligência de mercado da Retha, os condomínios administrados pelo grupo encerraram o segundo trimestre com 9,9% de taxa de vacância.
Os condomínios logísticos e industriais com chancela Retha estão, em sua maioria, próximos a capital paulista ou a grandes centros consumidores. 59% dos ativos administrados estão no raio 30km de São Paulo. No raio 100km estão 22% dos condomínios e, acima de 100km da capital paulista estão 18% dos empreendimentos logísticos e industriais.
Condomínios pertencentes a Fundos Imobiliários administrados pela Retha, encerraram o trimestre com 14% na taxa de vacância. Os imóveis Multifamily, encerrou o trimestre com 9,5% em áreas disponíveis.
Conceito Multifamily
Originário dos Estados Unidos, esta categoria de imóveis é conhecida em empreendimentos residenciais, onde, um único dono é proprietário de um edifício e disponibilizado para aluguel.
No Brasil, esse conceito também é utilizado em imóveis comerciais, onde, empresas são constituídas como Administradora de bens próprios ou holding patrimonial, por um único ou mais sócios, com objetivo de gerir os imóveis próprios. Os benefícios estão na carga tributária menor, além da facilidade na sucessão (herança) do patrimônio.
Principais diferença Multifamily x FII
Multifamily possui um ou mais sócios pessoas físicas, que constituem uma empresa para realizar a administração de bens patrimoniais; sejam residenciais, terrenos, área rural, comercial ou industrial. Já nos FII, existe uma comunhão de recursos captados por meio de cotas vendidas no mercado secundário da Bolsa de Valores. Os Fundos Imobiliários devem ser constituídos por uma instituição financeira.