22 de agosto | 2024
Preponderante para a evolução do mercado de galpões logísticos, o e-commerce foi essencial para consolidação e transformação do mercado imobiliário nos últimos cinco anos. Em 2023, de acordo com o relatório webshoppers, elaborado pela E-bit Nielsen, o canal e-commerce movimentou 254.4 Bilhões de reais.
A crescente procura por áreas de armazenamento e logística direcionadas aos segmentos de comércio eletrônico aumentou consideravelmente durante e após a pandemia COVID-19.
Nos seis primeiros meses deste ano, segundo o relatório webshoppers, o e-commerce cresceu 18,7% comparado ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 160.3 bilhões em vendas. Lojas Pure Players, que operam exclusivamente no canal online, tiveram um acréscimo de 13% na importância do faturamento, ante variação negativa das outras categorias, entre o primeiro semestre de 2024 com mesmo período de 2023.
O alto volume de vendas dos últimos anos potencializou o crescimento do estoque de galpões, a média de crescimento em área bruta locável por trimestre no período pré-pandemia que era de 210.133m² saltou para 508.600m², um crescimento de 142%, durante a pandemia.
Mesmo com o término do isolamento social, o setor imobiliário de galpões logísticos e industriais manteve o crescimento. No pós-pandemia, a média de novo estoque entregue registrado é de 683.668m² por trimestre, um aumento de 34% referente ao período de pandemia.
Empresas Pure Players como Amazon, Shopee e Mercado Livre, ocupam 9% de todo estoque nacional de galpões representando 2.8 milhões de m². A maior concentração de estoque Pure Players brasileira está no estado de São Paulo com 1.6 milhão de m². Minas Gerais tem o segundo maior do mercado com 318 mil m², seguido do estado de Pernambuco com 198 mil m². O Rio de Janeiro e Bahia aparecem na sequência com 164 mil m² e 106 mil m² respectivamente.
Entre as empresas de varejo Pure Players, o Mercado Livre é o principal ocupante desta categoria. Com quase 1.5 milhão de m², o MELI está presente com estoque em 16 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
O marketplace Amazon é o segundo maior player do mercado em áreas ocupadas com 500 mil m² está presente em 9 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A Shopee Brasil possui o terceiro maior estoque Pure & Players brasileiro. Com 470 mil m² a plataforma de varejo online está presente em 12 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Por sua vez, as empresas que atuam no comércio eletrônico e possuem canais físicos, como Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza, são classificadas como Brick & Clicks e, o mercado de armazenamento para empresas destas categorias ocupam mais de 13% do estoque nacional.
Os operadores logísticos, Third Party Logistics – 3PL, que atuam com empresas Pure Players e Brick & Clicks, no segundo trimestre registraram quase 6 milhões de m² em área ocupada. O estado de São Paulo é responsável por 52% de toda área. Minas Gerais têm 10% de armazenamento 3PL, Rio de Janeiro ocupa o terceiro mercado com 8% de áreas dedicadas aos operadores logísticos. Pernambuco e Paraná possuem 5% cada do mercado Third Party Logistics.
A evolução de compradores ativos no comércio eletrônico segue em crescimento, segundo o estudo da Nielsen, com variação positiva em 25,7% entre o primeiro semestre de 2023 com mesmo período deste ano.
Assim como o comércio eletrônico, o estoque nacional de galpões deve fechar o ano em crescimento. A expectativa é que 2024 encerre o ano com mais de 30 milhões de m² em estoque.