20 de agosto | 2021

A importância do facilities em condomínio logístico e corporativo

Uma boa gestão é primordial para qualquer negócio. Isso não vale apenas para a empresa em si, internamente, como para a organização do ambiente, edifício ou condomínio logístico na qual ela se localiza. É preciso que tudo no local esteja em perfeitas condições, com luzes, elevadores e ar-condicionado funcionando, uma limpeza e manutenção constantes, recepcionistas controlando o acesso de visitantes e funcionários, seguranças preparados, e assim por diante.

Todas essas atividades são necessidades básicas, e normalmente terceirizados com empresas diferentes. Por isso, manter o controle de cada uma por conta própria é trabalhoso, custoso e pode atrapalhar o rendimento da empresa. É aqui que entra a figura do gestor de facilities, para centralizar todos esses serviços e administrá-los corretamente, como uma solução mais simples e eficaz para a empresa.

Afinal, o que é o facilities?

Originado do termo em inglês “Facility Management”, é também conhecido aqui como gestão de edifícios ou gerenciamento de facilities. A modalidade tem como princípio a coordenação e organização de pessoas, estruturas e serviços gerais por meio de, geralmente, uma única pessoa, um profissional especializado para fazer essa supervisão multidisciplinar com qualidade.

O gestor de facilities utiliza estratégias para manter tudo em ordem e em constante observação. Com ferramentas como softwares e aplicativos mobile, ele organiza e separa as tarefas em ação, a quantidade de funcionários para cada serviço e dados relativos a realização de cada trabalho no local. Também é separado entre categorias de atividades, como entre os serviços mais rotineiros e comuns, como limpeza, recepção ou pequenos consertos, e os serviços mais complexos e extraordinários, como uma nova instalação elétrica ou reparos em maior escala. Assim, ele é capaz de avaliar níveis de urgência nas atividades e como proceder em cada caso simultaneamente.

O facilities tem destreza em finanças e em normas de contratação específicas nessas áreas, então sabe o custo padrão desses serviços e também pode identificar gastos extras que podem ser retirados ou negociados. Ele também é capaz de avaliar o padrão dos trabalhos executados para garantir a qualidade deles, além de estar sempre antenado em novos métodos e tecnologias para aprimorar os resultados potencializando o orçamento da empresa.

Como o facilities beneficia o inquilino de condomínios corporativos e logísticos?

Os condomínios corporativos e logísticos por si só já propõem um compartilhamento de serviços, onde várias empresas usam os galpões de armazenagem em uma mesma área, e aproveitando da mesma estrutura coletiva. Assim, os mesmos serviços básicos podem ser feitos pela mesma fonte, já apresentando economia de recursos. E por serem empresas diferentes, ter um facilities é o que permite a organização das necessidades de cada uma sem que o inquilino precise se preocupar com essas tarefas que são exteriores à finalidade dele.

Algumas das vantagens que o gerenciamento de facilities traz para os inquilinos incluem obter melhor performance dos prestadores de serviço, poder acompanhar o rendimento das atividades facilmente, ter um atendimento diferenciado para pedir por manutenção ou um serviço extra e não precisar se preocupar com a logística dessas tarefas. O facilities é a melhor forma de otimizar esses processos externos à empresa, reduzindo os gastos, melhorando a qualidade e trazendo tranquilidade para você focar apenas no que é importante para o seu negócio.

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